Grupos de Trabalho
1 - AGRO-HIDRO-TERRITÓRIOS, DEGRADAÇÃO DA NATUREZA E DO TRABALHO
- A dinâmica geográfica do capital e o trabalho nos diferentes biomas brasileiros. Os conflitos pelo acesso e uso da água no território brasileiro (e latino-americano). As práticas de apropriação de recursos naturais e o papel/ação do Estado. A denominada matriz energética limpa e a produção de agrocombustíveis. Os agrohidro-territórios, conflitos sociais e mobilização popular. As monoculturas do agronegócio: exploração e riscos para a saúde do trabalhador. Recursos hídricos e práticas predatórias do grande capital no campo. Desertificação e convivência com o semiárido.
2 - CONFLITOS TERRITORIAIS E FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO: A EXPROPRIAÇÃO CAPITALISTA NO CAMPO E NA CIDADE, PARA ALÉM DAS DICOTOMIAS
- Reforma agrária e questão agrária. Reforma urbana e questão urbana. Soberania alimentar e mobilização de classe no Brasil: produção de alimentos x commodities e impactos das crises alimentares na cidade. A saúde do/a trabalhador/a e a questão agrária/urbana hoje. Fragmentação da práxis social do trabalho e ação do Estado. Grandes intervenções territoriais (grandes infraestruturas, mineração, megaeventos). Planejamento/gestão territorial e as parcerias público-privadas. Re-territorializações do capital e desterritorializações do trabalho: transformações territoriais no campo e na cidade e as expulsões/desalojamentos. A fragmentação espacial e os processos de segregação sócio-espacial. Territorialização e processo de dissidências políticas dos movimentos sociais. Os limites da teoria frente a complexidade do ser que trabalha.
3 - IDEOLOGIA, EDUCAÇÃO E DISCURSO
- Educação e controle social ou educação para a emancipação. Educação e trabalho: educação e reprodução do capital. Propostas educativas dos Movimentos Sociais. A luta por educação e as lutas sociais. Educação e luta pela terra. Metodologias e práticas pedagógicas contextualizadas e libertárias. Ideologia, poder e discurso. Mídia, Estado e discursos de desenvolvimento para o campo. Geografia e teoria revolucionária.
4 - MULTIDIMENSIONALIDADE E DESENVOLVIMENTO DO/NO TERRITÓRIO
- Multidimensionalidade do território. Relações de poder e acesso a terra pelas mulheres trabalhadoras rurais. Gênero e classe na formação dos territórios. Povos e comunidades tradicionais, terra e trabalho. Lutas pelo reconhecimento e demarcação de terras indígenas, quilombolas e de outras comunidades tradicionais. Impactos do desenvolvimento nos territórios tradicionalmente ocupados. Políticas públicas de desenvolvimento.
5 - CRISE ESTRUTURAL, DESEMPREGO E INFORMALIDADE
- Informalidade e precarização do trabalho. Trabalho domiciliar. Trabalho escravo e relações de subserviência ao capital. Trabalho e lucro na indústria da reciclagem. Desemprego e crise estrutural do capital. Entidades de classe, movimentos sociais de trabalhadores e práticas de resistência.